A crescente procura de cuidados de saúde acessíveis e eficientes.
Soluções
A robótica e a automação estão a começar a espalhar-se por vários segmentos importantes da indústria, mas talvez um dos mais fascinantes seja o da saúde.
Embora máquinas avançadas capazes de realizar as cirurgias mais delicadas já tenham sido domínio da ficção científica ou simplesmente um objetivo científico, a realidade é que vivemos numa era em que os serviços de saúde estão prestes a serem transformados em algo muito interessante.
Tecnologia
Uma nova era
A pandemia do COVID-19 ilustrou a necessidade de integração de tecnologias digitais, como automação de processos robóticos e software de inteligência artificial, nas operações comerciais diárias e é nesse sentido que a robótica hospitalar se torna um foco oportuno.
Longe de poder entrar em competição com trabalhadores humanos, os robôs na área da saúde são uma oportunidade única para combinar as habilidades robóticas e humanos para alcançar resultados significativamente melhores para os pacientes.
Uma maneira melhor
Por exemplo, num hospital típico de duzentas camas, o equipamento e o lixo são transportados quase 650 km por semana. Estima-se que o uso de robôs móveis automatizados reduz o custo da logística em 50-80% e reduz a distância média de 5 a 6 km que uma enfermeira percorre a cada dia. Os robôs também ajudam a reduzir lesões nas costas causados com o levantamento de pesos em funcionários do hospital e dão aos enfermeiros mais tempo para se concentrarem no cuidado do paciente.
A robótica está listada como uma das nove tecnologias com maior probabilidade de transformar os padrões financeiros e operacionais dos serviços de saúde, gerando entre US $ 350 bilhões e US $ 410 bilhões em valor anual até 2025.